.::funda.kariri:..

02 outubro 2006

Introdução

Ser designer não é fácil. Principalmente quando se trabalha com amigas e elas são jornalistas.
Mariana é o nome de uma delas.
Também na reta final da faculdade, já mudou umas 5 vezes o tema do seu projeto final. Mas acredito que agora decidiu. Independente do tema, ela já havia resolvido duas coisas: que faria um livro e que EU faria o layout.

Como eu queria, para o meu projeto, um tema relacionado à cultura popular brasileira, decidi fazer com ela esse registro sobre a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda/PE.

A intenção é que esse registro seja acessível. Ele deverá ficar disponível para ser baixado na internet. Ainda não especificamos um formato final para ele. Pode ser somente um livro, ou um projeto mais elaborado com pequenos livros em um box, um livro com postais, enfim, diversas possiblidades gráficas.


Por enquanto só Mariana irá conhecer o sertão. Ela está pesquisando a melhor forma de chegar ao Cariri, assim como toda a logística e os custos que isso implicará. Nova Olinda fica a 540 km de Fortaleza. Próxima a Juazeiro do Norte, quase na divisa com Pernambuco, no Vale do Araripe. De Recife são 640 km.
O acesso a Nova Olinda é feito de ônibus, vindo de todas as capitais do Nordeste via Juazeiro do Norte-CE, ou de avião, de São Paulo e Fortaleza. As viagens de ônibus duram em média de 8 a 9 horas, tanto de Recife quanto de Fortaleza, saindo à noite e amanhecendo em Juazeiro do Norte ou no Crato. Juazeiro e Crato são duas cidades de médio porte do Ceará interligadas entre si. Quem escolhe descer no Crato deve pegar um transporte coletivo, que sai de hora em hora rumo a Nova Olinda e deixa o passageiro na porta da Fundação Casa Grande, onde será recebido pelos guias que o conduzirão até às pousadas.

Mas voltemos ao começo de tudo. Essa história começou mesmo com uma entrevista (das mais bacanas de todos os tempos) feita com o idealizador da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins. Ele foi entrevistado para o
Almanaque Brasil, revista em que trabalhamos. Após pouco mais de uma hora de conversa, descobrimos a bela história da Fundação.
Ele é um gênio. Ficamos boquiabertos com sua generosidade, simplicidade, inteligência e, principalmente, bom-humor. Cresceu no meio do nada, quando Tocantins não era Estado e ele era "um menino fora do mapa". Hoje, viaja o mundo para contar sua experiência na Fundação.

Lá, Alemberg não quer formar comunicadores. Quer que por meio da comunicação as crianças descubram o mundo. Disse que, na verdade, está formando futuros dirigentes para o país.


Criada em 1992, a Fundação Casa Grande é uma ONG que tem como missão educar crianças e jovens sertanejos em gestão cultural por meio de seus programas de memória, comunicação, artes e turismo.
É um misto de museu e centro cultural freqüentado por crianças e jovens da cidade. Ali, produzem vídeos, jornais e revistas em quadrinhos, além de administrar a Rádio Casa Grande FM, cujo sinal atinge sete municípios vizinhos.
Conta com o apoio de entidades de peso como o Unicef, o Instituto Ayrton Senna, Governos estadual e municipal e as universidades Federal do Ceará e Regional do Cariri.
Além disso, envolve toda a familia da meninada no projeto por meio da criação da COOPAGRAN, uma cooperativa dos pais dos jovens frequentadores da fundação, que cuida da recepção e estadia dos turistas na cidade.

Apesar de já apoiado por muita gente, poucos realmente conhecem a profundidade e extensão do projeto realizado por Alemberg Quindins. Ele já implantou projeto semelhante até mesmo na África. A Banda de Lata da Fundação, onde as crianças iniciam sua musicalidade, está na Alemanha para se apresentar em um festival. Tudo isso começou na pequena cidade cearense de 12 mil habitantes chamada Nova Olinda que hoje é um exemplo para o Brasil.

Um exemplo que queremos divulgar, pelo trabalho bem feito e bem-sucedido de Alemberg e pela importância cultural da Fundação na cidade.


ENTIDADE: Fundação Casa Grande (Nova Olinda)
TELEFONE: (88)3546.1333 / (88)3523.4104 / (88)3521.6588
FAX: (88)3546.1333 / (88)3523.4104
CELULAR: (88)9966.1874
E-MAIL: casagrande@baydejbc.com.br