.::funda.kariri:..

15 setembro 2006

Clipping da Mariana

Nunca pergunte algo objetivo a um jornalista.... ele vai te passar várias coisas...
Muitos links eu já visitei e já consegui postar... outros ficarão para o final de semana, mas de qualquer forma colocarei pequenas notas que minha colaboradora enviou para começarmos o trabalho.


NOVA OLINDA
Quem também está na Europa é o presidente da Fundação Casa Grande de Nova Olinda, Alemberg Quindins. Ele encontra-se em Pontedera, na Itália, buscando intercâmbio entre a Fundazione Pontedera e Teatro Carla Pollastrelli com e a instituição que dirige em Nova Olinda.


Alemberg Quindins, presidente da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri está no Rio de Janeiro para ministrar palestra sobre cultura na América e fazer contatos com Regina Casé, Luiz Carlos Barreto e Guel Arraes sobre cinema, e discutir novas parcerias. Bravo!

.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.

Nova Olinda (CE)

Nova Olinda está localizada a 540 km a sul de Fortaleza, no Vale do Cariri, sertão cearense. Sua população é um pouco maior que 11 mil habitantes. A cidade foi desmembrada do município de Santana do Cariri em 14/03/1957, e recebeu este nome em homenagem à cidade pernambucana de Olinda.

Suas origens datam das últimas décadas do século XIX, e era conhecida por Tapera, localidade formada por moradores das margens do rio Cariús. Nova Olinda não tem indústria nem comércio desenvolvidos, a principal atividade é a roça. Os principais produtos da região são o algodão, a banana, o milho, a mandioca e o feijão. A terra é rica em gipsita e argila.

A região do Cariri é considerada um oásis no Ceará, e faz parte da Chapada do Araripe.

O sistema montanhoso, a vegetação abundante e as inúmeras nascentes garantem um clima ameno, em pleno semi-árido do sertão. Dentre as cidades da região destacam-se ainda Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Nova Olinda está situada na área de maior concentração mundial de fósseis do período Cretáceo e possui os seguintes atrativos naturais: Sítio Arqueológico Furna Pintada, Ponte de Pedra, Cavernas Olho D'água, Pedra da Coruja e Poço do Inferno.

.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.

Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, Nova Olinda, CE

O projeto que inicialmente se restringia à preservação antropológica dos índios Kariri transformou-se numa instituição dedicada também à formação profissional dos jovens da região. A Fundação Casa Grande oferece hoje a 70 jovens qualificação em quatro áreas: memória, comunicação, arte e turismo. O primeiro programa tem como foco o resgate da memória da pré-história do sertão, por meio da mitologia e da arqueologia: forma recepcionistas, guias de campo e relações-públicas para atuar na instituição e nos sítios arqueológicos da região. A oficina de comunicação apresenta aos alunos as técnicas de elaboração de programas de rádio, TV e trabalhos de editoração. A rádio comunitária já protocolou no Ministério das Comunicações um pedido para transformá-la em emissora educativa. O braço das artes tem laboratório de teatro, cinema e escola de música, na qual se começa com a banda de lata e segue com grupos cover e instrumental. O laboratório de turismo funciona em parceria com a cooperativa de pais e amigos da Casa Grande. Os pais dos alunos mantêm a loja de souvenirs da Fundação e a cantina, além de serem orientados para fazer em suas casas suítes para abrigar turistas. Por R$ 40 diários, o visitante tem pernoite, café, almoço e jantar. "Todo o projeto funciona com pedagogia própria: os jovens mais experientes repassam os conhecimentos aos mais novos", ensina Alemberg, o mestre.

.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.

FUNDAÇÃO CASA GRANDE - MEMORIAL DO HOMEM KARIRI
Um misto de museu e centro cultural freqüentado por crianças e jovens da cidade de Nova Olinda, Ceará. Eles produzem vídeos, jornais e revistas em quadrinhos, além de administrar a Rádio Casa Grande FM, cujo sinal atinge sete municípios vizinhos. Criada em 1992 pelo músico Alemberg Quindins na sede da fazenda que era de seu avô Neco Trajano, a fundação se transformou em uma escola de comunicação e hoje conta com o apoio de entidades de peso como o Unicef, o Instituto Ayrton Senna, os governos estadual e municipal e as universidades Federal do Ceará e Regional do Cariri.