.::funda.kariri:..

18 setembro 2006

Pensamentos soltos

Design e educação no Memorial

* Laboratórios de TV, rádio, música, artes cênicas e editoração

* Apoio da UNICEF em projetos para divulgar assuntos como Tabagismo em escolas da rede pública

* Incentivo para que os jovens desenvolvam seus projetos sozinhos desde cedo. O diretor de cultura e pesquisa da fundação tem apenas 20 anos.

Educação para o Turismo

* Laboratório Museu Arqueológico e Mitológico: jovens monitores mostram as primeiras lendas e formas de expressão gráfica. Esses mesmos jovens repassam seus conhecimentos aos mais novos para dar continuidade ao processo de monitoria do local.

* Filmes feitos pelos jovens, na fundação, que foram classificados em um festival em Salvador. Além da visibilidade da Fundação, funciona como um incentivo para que os jovens continuem produzindo.

* A educação musical que é oferecida no Memorial, proporciona um contato musical desde cedo aos jovens, que já participaram de um espetáculo de Ivaldo Bertazzo no RJ e em SP, têm uma banda de pop-rock, a Banda de Latas, que inicia os pequenos ao ritmo, fazendo sons com a boca e ajuda das latas, além do show musical A lenda, onde relatam a história dos cariris.

* O governo do Ceará está construindo um teatro para os jovens atores da Oficina de Artes Cênicas.

E para finalizar um trecho da matéria sobre o prêmio Cláudia, dado à esposa de Alemberg, Rosiane que relata o impacto da Fundação no turismo local.

O rendimento escolar das crianças e dos jovens que participam das atividades da Casa Grande aumentou em até 100%, enquanto a evasão escolar diminuiu também em 100%. "É muito gratificante vê-los crescer aqui dentro. Muitos chegaram pequenininhos e hoje tocam a fundação", conta Rosiane. "Eles se sentem importantes, têm a auto-estima valorizada. Há mudança até na postura, no jeito de andar, de falar, de se colocar."
Nova Olinda também ganhou com a fundação. Recebe, em média, 3 000 turistas por mês, que vão conhecer o projeto e visitar o museu. Para a prefeita de Nova Olinda, Fábia Brito Alencar Alves, a fundação mudou o perfil da cidade. "O trabalho de Rosiane despertou um novo potencial econômico, o turismo", diz ela. Além dos visitantes da região, principalmente estudantes, pessoas de outros estados e até do exterior chegam a Nova Olinda para ver de perto o projeto.
Para receber os turistas, Rosiane elaborou um projeto que visa aumentar a renda dos pais dos participantes, a Cooperativa de Pais e Amigos da Casa Grande (Copagrande). Cinco famílias já dispõem de quartos em suas casas para acomodar visitantes e várias outras se cadastraram para vender suvenires na lojinha que funcionará no teatro. Vinte pais motoristas também foram capacitados para trabalhar como guias turísticos do município.

(gentilmente roubado daqui)